Estudo Dirigido Tamp O
R- o ácido fórmico, com o seu PKas 3,7, porque o ácido bórico não será tamponante em pH 4.0, pois o seu PKas é 9,24.
2. Por quê a água é considerada um dipolo elétrico?
R- As ligações dos átomos de hidrogênio com o átomo de oxigênio não estão em linha reta mas sim em um ângulo de 105o. Apesar da carga final da molécula ser neutra dizemos que a molécula de água apresenta-se como um dipolo porque este ângulo gera uma molécula fracamente positiva no lado dos átomos H e fracamente negativa no lado do átomo O. Esta organização espacial torna a molécula de água polar e como conseqüência poderíamos dizer que as moléculas tendem a se orientar de modo que as cargas (+) e (-) se aproximem formando pontes de hidrogênio.
O
/ \
H H
3. O que são micelas?
R- Micela é uma estrutura globular formada por um agregado de moléculas anfipáticas, ou seja, compostos que possuem características polares e apolares simultaneamente.
4. Defina as substâncias de acordo com sua capacidade de dissolver em água e dê exemplos:
1-
Molécula hidrofílica: é a molécula que se dissolve em água, possui afinidade à água. Logo, é uma molécula que tem polaridade, basta lembrar da máxima em química que diz que "o semelhante dissolve semelhante". Um exemplo são os carboidratos.
2-
Molécula hidrofóbica: possui aversão à água, não se dissolve em água. Essas moléculas são apolares. Um exemplo muito comum são os lipídeos (gorduras).
3-
Molécula anfipática: possui uma região polar e outra região apolar, o que confere a ela a capacidade de se interagir tanto com a água quanto com outros compostos apolares. A bicamada de fosfolipídeo presente nas nossas membranas celulares é um bom exemplo disso: as cabeças polares se voltam para a