Estudo dirigido sobre o filme preciosa
Curso: Direito
Disciplina: Introdução à Psicologia Jurídica
1- No filme, a personagem Preciosa é vítima da violência doméstica. Associe os tipos de violência doméstica contra crianças e adolescentes discutidos em sala de aula às situações vivenciadas pela protagonista da trama.
A violência doméstica é constituída quando, em seus lares, crianças ou adolescente sofrem agressões físicas, verbais ou até mesmo sexuais, sendo considerado também qualquer ato de omissão que resulte em uma falta com o dever da proteção do adulto para com a criança.
Preciosa protagoniza uma adolescente que ao longo do filme sofre todas as maneiras de agressão doméstica por parte de seus pais. Abusada sexualmente desde os 3 anos de idade pelo Pai, é constantemente violentada de maneira física e verbal, como exemplo quando sua Mãe a humilha jogando objetos contra ela e a xingando de maneira degradante.
É importante ressaltar a forma como é retratado o quarto de Preciosa, no segundo andar, de um modo como se fizesse um espaço de refugio dentro de sua própria casa para viver a vida ilusória, ou um cativeiro já que vive sem possuir liberdade.
2- O relacionamento entre Preciosa e sua mãe é marcado por desequilíbrios psíquicos de ordem emocional. Descreva, com base no filme, os prováveis motivos que levaram as personagens em questão a assumirem tal conduta.
Em conversa com a assistente social Weiss, a Mãe de Preciosa relata não somente os fatos ocorridos desde criança com a filha, mas também todo o sentimento que reprimiu diante a rejeição sofrida pelo marido e as violências sexuais que permitiu à sua filha. É evidente o desequilíbrio psíquico de ordem emocional na relação, visto que ao passo que a Mãe falava do sonho de ter constituído uma família, e o amor que possuía por aquele beber, ver seu marido abusando sexualmente dele não a trouxe um sentimento de proteção e sim de ódio e perca da estrutura de