Estudo Dirigido Psicologia do Senso Comum
Aluno – Hugo Garcia Disciplina – Psicologia da Educação I
Estudo Dirigido:
1) Qual a diferença entre Psicologia do senso comum e a Psicologia científica?
O que difere Psicologia científica da Psicologia do senso comum é que Psicologia científica é focada em fatos que podem ser comprovados cientificamente, pois a mesma é embasada principalmente pela ciência. A psicologia do senso comum ou psicologia popular que é o conjunto de ideias, crenças e convicções transmitidas culturalmente e que cada indivíduo possui a respeito de como as pessoas funcionam, se comportam, sentem e pensam. Já a Psicologia científica visa medir o mental de forma quantitativa e procura estabelecer uma ligação entre o físico e o psicológico, aspirando à objetividade. A combinação das teorias e práticas comportamentais e cognitivas possibilitou o aparecimento de técnicas para resolver problemas individuais e sociais, bem como o desenvolvimento de terapias cientificamente comprovadas.
2) Porque falamos em Psicologia (no plural)?
Porque os adjetivos que acompanham o termo “psicologia” podem especificar, ao mesmo tempo, tanto um domínio de pesquisa (psicologia diferencial), um estilo metodológico (psicologia clínica), um campo de práticas sociais (orientação, reeducação, terapia de distúrbios comportamentais etc.), quanto determinadas escolas de pensamento que chega a definir, para seu próprio uso, tanto sua problemática quanto seus conceitos e instrumentos de pesquisa. Numa época de mutação acelerada como a nossa, a Psicologia se situa no imenso domínio das ciências “exatas”, biológicas, naturais e humanas.
3) Fale sobre alguns dos possíveis objetos da Psicologia.
É uma ciência que tem como objeto de estudo os seres vivos que estabelecem trocas simbólicas com o meio ambiente. Está relacionada às ciências humanas (filosofia, teoria do conhecimento) e biológicas (biologia, neurofisiologia, psicofarmacologia) e apresenta elementos comuns