Ciencia e profiçao
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA – DPS
DISCIPLINA: Psicologia Ciência e Profissão 2013.1
Professor (a): Drª Josevânia da Silva
Equipe: Tatiane Silva dos santos
Estudo Dirigido
Considerando as leituras e as discussões em sala de aula, responda as questões abaixo: 1. Quais as diferenças entre conhecimento do senso comum e o conhecimento científico? 2. Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia? 3. Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia? 4. O que é subjetividade? Por que a subjetividade não é inata? 5. Quais os critérios que a Psicologia deveria satisfazer para adquirir o status de ciência?
Respostas
1.Senso Comum: é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade e que se acumula no decorrer dos tempos, baseia-se na subjetividade, atravessando gerações e gerações perpetuando hábitos e tradições, é intuitivo, é simples e espontâneo, sem sistematização de metodologia, e sua forma de aprendizagem se dá por forma de erros, é um conhecimento empírico.
Conhecimento Científico: tenta explicar por meios de estudos, análises, experimentação, Observação, uma resposta científica para determinada questão. É a busca da ordem, e uniformidade das relações entre eventos da natureza. Lida com problemas mais complexos e procura explicá-los por meios científicos
2. O objeto de estudo da psicologia de forma bem ampla é o homem, a vida humana. Porém a psicologia não é considerada totalmente cientifica, pois o pesquisador ao mesmo tempo em que pesquisa ele também está inserido na sua própria pesquisa, agregando seus pensamentos e emoções a pesquisa tornando a pesquisa cientificamente inválida.
3. A diversidade de objectos da Psicologia reside, por uma lado, no facto de se tratar de uma ciência constituída recentemente e como tal não apresentar com precisão um objecto de estudo, e por outro, pela