Engenharia
• Relação entre receita total do produtor e o grau de elasticidade
A receita total do produtor, que equivale ao gasto total dos consumidores, para uma dada mercadoria é igual à quantidade vendida vezes seu preço unitário de venda.
RT = P X Q
RT = Receita Total P = Preço Q = Quantidade vendida
Quando há variação no preço de determinado bem, a quantidade demandada do mesmo irá variar e ambas as variáveis irão influenciar a receita total do produtor.
DEMANDA ELÁSTICA
Demanda Elástica é quando mesmo sem qualquer variação no preço, há uma variação constante da quantidade demandada, ou seja, independentemente da quantidade de mercado o preço se mantém constante.
DEMANDA INELÁSTICA
Demanda Inelástica, ou perfeitamente rígida, é quando uma variação qualquer no preço resulta numa variação zero da quantidade demandada, ou seja, independentemente do preço de mercado a quantidade se mantém constante. É o caso, por exemplo, do mercado de obras raras.
Demanda Unitária
Variação percentual no preço é anulada pela variação da quantidade procurada na mesma proporção e em sentido contrário, de tal modo que a RT dos produtores não se altera.
1. Incidência tributaria e elasticidade-preço da demanda
Como já estudamos, o recolhimento de impostos como o ICMS e o IPI é feito pelas empresas, porém, nem sempre elas pagarão a totalidade dos impostos, já que grande parte das empresas repassa esse aumento ao consumidor final. Quanto maior a demanda inelástica, maiores serão os impostos repassados ao consumidor. Com isso, nós consumidores ficamos reféns do consumo pois no mercado não temos muitas opções de produtos. Ao contrário, quanto maior a demanda elástica, menor impostos será repassada ao