Estudo dirigido Psicanálise
Os sintomas veem do que foi reprimido (recalcado), são, seus representantes perante o ego; mas o reprimido é território estrangeiro para o ego. O conteúdo recalcado é considerado o mais estranho porque ele resiste, rechaça e reprime as pulsões do ego
2- Qual a razão do adoecimento psíquico exposto neste texto?
As pessoas adoecem de um conflito entre as exigências da vida pulsional e a resistência que se levanta dentro delas contra esta.
3- Como é possível que o ego se torne objeto de sua própria investigação?
O ego pode tornar-se a si próprio como objeto, pode tratar-se como trata outros objetos, pode observar-se, criticar-se. Assim, uma parte do ego se coloca contra a parte restante, podendo dividir-se, pelo menos durante algum tempo.
4- Como podemos relacionar a metáfora do cristal partido com a estrutura determinista descrita no texto 1?
A relação que podemos estabelecer é a ideia de predeterminação. Segundo a metáfora do cristal, ao ser atirado no chão, o cristal se desfaz não ao acaso, mas sim, em linhas de clivagem que mesmo invisíveis predetermina os fragmentos. A teoria do determinismo é a de que aquilo que preexiste à palavra-estímulo é decisivo para a organização da resposta. Freud estava estabelecendo é que há algo que existe no sujeito, frente ao qual um elemento externo age, seja como um disparador que evoca, ou como algo que permite a exteriorização daquilo que lutava para se deflagrar. Portanto, nessas ideias existe algo predeterminando a resposta.
5- Explique porque a consciência não é desde o início algo interno ao sujeito.
A consciência, mesmo sendo algo dentro de nós, não temos ela desde o início. As crianças de menor idade são amorais e não possuem inibições internas contra seus impulsos que buscam o prazer. Assim sendo, o papel do superego é exercido pela autoridade determinada pelos pais.
6- Qual é o papel exercido pelo