Estudo Dirigido Psicanalis
CONDSENSAÇÃO: Freud dizia que a condensação seria, onde vários elementos como temas, imagens, idéias, e etc, se combinam num só, ou seja, uma representação única aparece, como ponto comum a diversas cadeias associativas de representações , e é sobre elas que se investem suas energias.
2) O conteúdo latente se mostra através das estruturas recalcadas que tentam emergir, ou seja, o conteúdo latente é o verdadeiro sonho, já o conteúdo manifesto é o que o sujeito conta, sendo um disfarce do verdadeiro sonho. Basicamente pode-se dizer que o conteúdo latente é o inconsciente e o conteúdo manifesto é o consciente.
3) O processo primário caracteriza o sistema inconsciente e o processo secundário caracteriza o sistema pré consciente. Isto é, o modo de funcionamento próprio do inconsciente, particularmente evidenciado pelo sonho, que caracteriza-se não por uma ausência de sentido, mas por um incessante deslizar de sentido. Os mecanismos que se encontram em ação neste processo de elaboração onírica são, por um lado, o deslocamento e, por outro lado, a condensação. O pré-consciente funciona através dos processos psíquicos secundários, a partir dos quais as idéias investidas de desejo são inibidas de descarga e os processos de deslocamento e condensação são bastante restritas.
4) Que pelo fato de esquecermos os sonhos, nós destorcemos ao tentar reproduzi-los, então reencontramos em ação o processo que descrevemos como a elaboração secundária (e muitas vezes mal formulada) do sonho encarregada do pensamento normal, então essa distorção não passa de uma parte de elaboração a que os pensamentos oníricos são regularmente submetidos em decorrência da censura dos sonhos. O esquecimento dos sonhos permanecia inexplicável enquanto não se leva em