88302 Administracao Resumo Geral eps ufsc br Organizacao e sua Adm 1
1018 palavras
5 páginas
A ORGANIZAÇÃO E SUA ADMINISTRAÇÃOHISTÓRICO DAS ORGANIZAÇÕES
De acordo com o dicionário, "organização" pode ser definida como sendo: "Modo pelo qual as partes que compõe um ser vivo estão dispostas para cumprir certas funções" [LAROUSSE,1980:606]. Ao deslocarmos este conceito para as organizações, percebemos a incrível semelhança entre ambas. Ocorre que nas organizações, os indivíduos agem de forma estruturada para buscar alcançar a meta maior da organização: a sua sobrevivência.
É de nosso conhecimento que o homem é um ser social, e portanto, existe a necessidade de socialização. Além disso, o ser humano possui suas limitações, e para garantir o cumprimento dos objetivos, os indivíduos são forçados a cooperarem entre si. Dessa interação do homem com outros indivíduos, surgem as organizações.
A organização não se encontra isolada, e tampouco é auto suficiente. Existe ao seu redor todo um contexto no qual ela se insere: o ambiente. Fischmann nos mostra sua definição "O ambiente é tudo aquilo que influencia a organização nos seus negócios e esta não tem condições para alterá-lo" [FISCHMANN, 1990:25]. Na avaliação do ambiente da organização, devem ser considerados tanto o ambiente externo (as variáveis exógenas), quanto o próprio ambiente organizacional (as variáveis endógenas). Ambas são fundamentais para se possuir uma administração estratégica.
Tanto a organização, como os ambientes são dinâmicos. O administrador deve estar continuamente analisando as ameaças e oportunidades do ambiente externo e trazendo para dentro da organização, ressaltando sempre seus pontos fortes e aperfeiçoando seus pontos fracos.
Em seu livro, Ansoff [1981:43] descreve duas faces da organização: "Qualquer organização é, ao mesmo tempo:
Uma agência de produção;
Uma estrutura social concreta."
A organização como "agência de produção", atua em relações de competição e cooperação com outras organizações. Ela administra a rotina e, administra as melhorias e as novas estratégias