ESTUDO DIRIGIDO PSICAN LISE
1. O que significa e como se caracteriza a noção de apoio apresentada por Freud (1916-17) em seus trabalhos sobre a sexualidade humana?
Freud diz que a sexualidade infantil nasce apoiada na auto-conservação (Teoria do Apoio), ou seja, a criança deixa a auto-conservação (necessidades básicas, como matar a fome, não passa pela primasia genital) para ir para o auto-erotismo (prazer pelo órgão, não é mais necessário sentir fome ou ter um órgão para sentir prazer. Ex: chupar dedo)
2. Quais são as características apresentadas por Freud acerca do desenvolvimento da sexualidade nesta Conferência? INCOMPLETA
Freud diz que a sexualidade infantil passa por 3 fases: oral, anal e fálica.
3. Na Conferencia XXI, publicada em 1916/1917, Freud utilizou seus estudos da perversão e da sexualidade infantil para modificar o conceito da sexualidade. Descreva esse processo.
Freud diz que a sexualidade vai além do ato sexual (sexualidade ≠ função reprodutora) e que somos regidos pelo inconsciente (psiquismo ≠ consciente). Espera-se que o desenvolvimento da sexualidade tenha um primeiro tempo vinculado ao que é da sexualidade infantil, que é o pré-genital, após vem a latência (na qual a sexualidade fica em standby) e por último a organização genital.
A sexualidade humana é bifásica. 4. Por que as fases oral, anal e fálica são consideradas organizações pré-genitais?
Porque elas incorporam objetos, que não os genitais, para obter prazer.
Na fase oral, a criança sente prazer na succção do leite materno através do seio da mãe. Na fase anal, a criança sente prazer pelas fezes, através do anus e, na fase fálica, ela começa a incorporar a noção da genitalidade e o prazer se da através da masturbação infantil. 5. Relacione as expressões “oralidade”, “seio materno”, “atividade sexual de sucção”e autoerotismo tomando como base o desenvolvimento da sexualidade infantil em Freud.
Todos vêm da pulsão parcial, ou seja, a pulsão inaugura o sujeito psíquico