ESTUDO DIRIGIDO Praxiologia
1- Em que sentido a vivência na sociedade argelina permitiu a Bourdieu estabelecer um olhar privilegiado sobre a cultura local?
2- Quais são as principais contribuições que Bourdieu trouxe para o debate sobre a aculturação a partir de sua experiência de vida na Argélia?
3- Para Bourdieu (apud WOORTMANN, 2004, p. 136), é preciso iralém do discurso público, já que este forma um “véu” que esconde as práticas. Parafraseando o autor, é preciso evitar os limites objetivos da objetividade. Em outras palavras, é necessário reintroduzir os sujeitos das práticas como condição para compreender o significado das ações. Porisso que, para entender o conceito de cultura em Bourdieu, é fundamental relacioná-lo a uma sociologia das práticas e das relações de poder. Somente esta combinação é que permite ao pesquisador compreender a regra ao jogo e, por extensão, a sociedade ao campo (CUNHA, 2007, p. 510).
Interprete a sentença acima e busque aplicar a teoria da praxiologia por meio de um exemplo.
4- Qual foi a importância das pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Demográficas (INED) para a concepção do conceito de capital cultural de Bourdieu?
5- Na obra Leshéritiers, Bourdieu e Passeron (1964) mostram ainda como o sistema universitário não cessa de consagrar as desigualdades por meio da transformação do privilégio social em “dom” ou “mérito individual”. Melhor, a igualdade formal de chances, aparentando estar assegurada, faz com que a escola coloque todas as aparências de legitimidade a serviço da legitimação dos privilégios (CUNHA, 2007, p.514).
Avalie de que forma a distribuição assimétrica de capital cultural entre estudantes de classes sociais distintas contribui para a reprodução das desigualdades sociais.
6- Mostre, através de exemplos, a relação entre o capital incorporado e o efeito Arrow generalizado:
7- Explique a diferença entre competência estatutariamente reconhecida e capital cultural.