ESTUDO DIRIGIDO POTENCIAL DE A O
Dependência de Fisiologia e Biofísica 1
Aula: 19/09/2015
Prof. Marcos Leandro Pereira
Aluno: Ana Carolina Perez do Couto
1. Fisiologicamente, sabemos que as células neurais e as células musculares são excitáveis. Quando submetidas a um estímulo externo elas sofrem variações no seu potencial de membrana. Explique como se denomina, origina e propaga essa variação ao longo das células. Todas as células do corpo humano apresentam um potencial elétrico através de sua membrana que é chamado, simplesmente de potencial de membrana. Nas condições de repouso, esse potencial de membrana é negativo no interior da membrana. O potencial de membrana é causado por diferenças nas concentrações iônicas dos líquidos intra e extracelular. Especialmente importante é o fato de que o líquido intracelular contém concentração muito elevada de íons potássio enquanto que, no líquido extracelular, a concentração desse íon é muito reduzida; exatamente o oposto, ocorre com o íon sódio: concentração muito elevada no líquido extracelular e muito reduzida no líquido intracelular. Os potenciais de membrana desempenham papel fundamental na transmissão dos sinais neurais, bem como no controle da concentração muscular, da secreção glandular e, sem qualquer dúvida, em outras funções celulares.
2. Quando as células se encontram estáveis ao meio, os potenciais de membrana não se alteram. Como se chama esse potencial? Justifique.
Quando um sinal é transmitido ao longo de uma fibra nervosa, o potencial de membrana passa por uma série de variações que, no seu conjunto, são chamadas de potencial de ação. Antes do início do potencial de ação. Antes do início do potencial de ação, o potencial de membrana em repouso é muito negativo no interior da célula, mas, logo que começa o potencial de ação, o potencial de membrana se torna menos negativo, seguido alguns poucos décimos-milésimos após por retorno ao valor negativo inicial. Essa variação súbita do potencial de membrana para a