Estudo Dirigido jovem adulto
1 – A partir da colocação de que “O feto e a mãe possuem sistemas circulatórios e batimentos cardíacos separados; o sangue do feto é purificado através do cordão umbilical, o qual leva o sangue "usado" para a placenta e retorna com um novo suprimento. Após o nascimento, o sistema circulatório do bebê precisa funcionar sozinho. Os batimentos cardíacos do neonato são rápidos e irregulares, e a pressão arterial não se estabiliza antes do décimo dia de vida.”
Teça considerações sobre os riscos de vida do bebê nesses primeiros dias de nascido apresentando possibilidades de intervenção da fisioterapia para a melhoria da qualidade de vida do mesmo.
Como os batimentos cardíacos são rápidos e irregulares o fisioterapeuta devera trabalhar a parte de exercícios para estabilização dos ciclos cardíacos
A respiração é deficiente devido ao pulmão ainda não ter sido completamente formado e necessário auxiliar na respiração com também exercícios respiratórios.
2 – A partir da proposta do crescimento fisiológico apresentado na Figura 4-3 (pág. 163) discuta as possibilidades de atuação do fisioterapeuta para a promoção do desenvolvimento físico máximo (ou mais saudável) dos indivíduos.
Nesse caso o fisioterapeuta iria auxiliar no desenvolvimento físico e motor com fisioterapia e atividade que auxiliam no crescimento ,como andar ,desenvolvimento motor ,e dos órgãos.
3 – Considerando o desenvolvimento cognitivo a partir da perspectiva da Abordagem Piagetiana, elabore uma proposta de intervenção fisioterapeutica para crianças na primeira infância.
4 – Como o fisioterapeuta pode influenciar o desenvolvimento infantil de modo favorável ao atuar como suporte clínico à Interação Social do infante, principalmente ao considerar o papel dos pais e dos cuidadores?
5 – Considerando o desenvolvimento sócio afetivo da criança, podemos assumir que “A medida que amadurecem - física, cognitiva e emocionalmente - as crianças buscam