Estudo Dirigido Economia
Eonomia Brasileira – Jornalismo/5º período
Ana Luiza Borelli
Fernanda Lavalle
Gabriella Bernardes
Questão 1
Baseado nos estudos do livro de Vasconcelos, no qual segundo ele inflação é o aumento contínuo e generalizado dos preços, perca do poder de compra/valor da moeda, sendo que este é subdividido em demanda (capacidade produtiva próxima ao pleno emprego), inflação de custo/oferta (pressão sobre os preços ao consumidor motivados por expansão dos cusstos) e a inflação inercial (expansão resistente dos preços em função do contágio provocado pelos mecanismos de indexação).
Ainda que o aumento moderado da taxa de inflação no Brasil esteja amaciado a um aspecto positivo, que é o aumento do Salário real sua exacerbação pode levar a processos de indexação de preços e à aceleração inflacionário.
Questão 2
A oferta de moeda é condicionada pelo sistema monetário. Os motivos para demandar a moeda são: motivo transação, motivo precaução e, ou por motivo de especulação. Segundo Vasconcelos, na economia existem dois ativos; moeda e títulos, contemplando também todos os demais ativos fora da moeda. Um aumento na taxa de juros significa uma queda do preço dos títulos, assim, aumentará a demanda. Ou seja, quanto maior a oferta, menor a demanda, maior o preço dos títulos e taxa de juros; e quanto menor a demanda, menor a oferta, menor o preço de títulos e taxa de juros. Assim, o confronto entre oferta e demanda tem seu equilíbrio dado a partir da taxa de juros.
Questão 3
Segundo O Globo, com a decisão de aumentar a taxa SELIC em 0.5%, os juros sobem ao maior patamar desde meados de 2011 – ano que houve crise financeira no país. As evidencias pontam mais aumento ainda para este ano na taxa SELIC. Com taxas mais altas, as instituições tentam controlar o crédito e o consumo e, assim, segurar a inflação. Isso significa juros em alta para o consumidor. MUDAR AS QUESTÕES 2 E TRÊS – UTILIZAR OUTROS DADOS