estudo dirigido doutrina monroe
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
2º PERÍODO - MANHÃ
COMPONENTES:
Daniele Ferreira da Silva – Mat.901981
Maria de Fátima Azeredo de Ornelas – Mat. 902061
Marilene de Souza Monteiro – Mat. 902009
FUNDAMENTOS I
Duque de Caxias
Maio, 2013
Estudo Dirigido
1) O que foi a Doutrina Monroe?
Doutrina Monroe era o que o presidente dos EUA entre (1817 e 1825) James Monroe (América para os americanos), ou seja, a Europa não deveria se intrometer em questões internas das Américas, os americanos deveriam resolver entre si suas diferenças políticas, sociais e econômicas e não deveriam por sua vez se intrometer em questões europeias. Isto foi dito por que a Santa Aliança que se formava na Europa no congresso de Viena, com a finalidade de fazer as coisas voltarem ao que eram antes da Revolução Francesa, inclusive a recolonização da América, o ministro inglês Jorge Conning que era contra a Santa Aliança e discretamente divulgou essa máxima criando assim a chamada Doutrina Monroe.
Estadunidense James Monroe em sua mensagem ao Congresso no dia 02 de dezembro de 1823. A frase resume a doutrina é: “América para os americanos”. O seu pensamento consistia em três pontos:
● A não criação de novas colônias nas Américas.
● A não intervenção nos assuntos internos dos países americanos.
● A não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus como guerras entre estes países e suas colônias.
2) Quais os ideários das propostas bolivaristas e monroísta? A proposta bolivarista é o ideal hispano-americano, ou seja, da Espanha e da América, de criar uma confederação que envolva todos os povos de cultura espanhola. Bolivarismo, sempre oculto, pôde avançar muito pouco no século XIX, apesar de várias reuniões celebradas em diversos países sob seu significado. A proposta Monroísta identifica-se ao ideal Anglo saxônico (Inglaterra ) de incorporar as vintes nações hispânicas ao império do