estudo dirigido- atenção básica
1- O que é a Atenção Básica segundo a Política Nacional de Atenção Básica. Ok
2- Quais as áreas estratégicas desenvolvidas atualmente na Atenção Básica?
3- Cite cinco responsabilidades da esfera municipal na execução da atenção básica?
4- Descreva o processo de trabalho das equipes de atenção básica. ok
5- Quais itens de infra-estrutura e recursos são necessários na atenção básica? consultório médico/enfermagem, consultório odontológico e consultório com sanitário, sala multiprofissional de acolhimento à demanda espontânea, sala de administração e gerência e sala de atividades coletivas para os profissionais da Atenção Básica; área de recepção, local para arquivos e registros, sala de procedimentos, sala de vacinas, área de dispensação de medicamentos e sala de armazenagem de medicamentos (quando há dispensação na UBS), sala de inalação coletiva, sala de procedimentos, sala de coleta, sala de curativos, sala de observação, entre outros.
6- Explique o que é o piso da atenção básica? Financiamento do SUS onde fundos municipais de saúde recebem recursos diretamente do fundo nacional de saúde, dando mais autonomia a cidade.
7- Como pode ser feita a prestação de contas do Piso da Atenção Básica (PAB)? Através da demonstração da movimentação dos recursos de cada conta do Fundo com a apresentação de extratos bancários e de sua respectiva conciliação bancária, apresentada ao Ministério da Saúde e ao Estado
8- Quais os requisitos mínimos para a manutenção da transferência do PAB? Ser destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, previstos em proposta elaborada pela sua direção nacional, com a participação dos órgãos da Previdência Social e da Assistência Social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
9- Em que consiste o incentivo de compensação das especificidades regionais?
10- Em que circunstancias pode