ESTUDO DIRIGIDO 9
O texto traz na forma do discurso a necessidade de respeito às opiniões diversas, pois parte do entendimento de que cada indivíduo é diferente, enquanto que a charge traz um exemplo da não observação desse respeito, pois mostra cada um tentando enquadrar sua “verdade” como absoluta.
O dicionário de língua portuguesa Michaelis define Alteridade como “Estado ou qualidade do que é outro, distinto, diferente.” Entendendo dessa forma, percebe-se como seria melhor a convivência entre as pessoas se a prática de se colocar no lugar do outro fosse mais presente na convivência diária, pois mesmo com a “tendência unificante que existe no social”, cada indivíduo é único e esse respeito precisa existir para que seja possível uma vida saudável em sociedade.
QUESTÃO 02
Acredito que a matéria foi muito responsável em conteúdo, pois não é tendenciosa a ponto de defender ou atacar um lado, ela só expõe os fatos como estão ocorrendo. Realmente os jovens estão invadindo os shoppings, e tem esse direito ao “templo do consumo”, e a classe média está assustada, pois para ela é algo novo. No lugar de entender o fenômeno, usam os mecanismos de repressão que tem ao seu dispor. E aqui eu coloco que, se vândalos se infiltram nestes grupos praticantes dos rolezinhos, e fazem baderna dentro dos shoppings, devem ser identificados e levados às autoridades, pois esses sim estão cometendo crime. Quanto aos jovens usarem os espaços dos shoppings para se divertir é muito natural que ocorra. A mídia sim vem se posicionando de forma que merece crítica, ao pintarem todos como vândalos e criar uma sensação de terrorismo ao mostrar somente os baderneiros em ação, deixando a realidade do movimento de lado.
QUESTÃO 03
Os praticantes dos rolezinhos são jovens, nem todos são de classe baixa, pois várias famílias tiveram melhora considerável na renda, mas são moradores da periferia e tem um perfil que a princípio não se encaixa nos padrões da classe média-alta. Vivem numa sociedade de