Lançamento de disco
Histórico Criada pelos gregos, data dos tempos mitológicos, sendo, portanto a mais antiga no gênero. O lançamento propriamente dito se efetuava mediante um amplo movimento do braço, de baixo para cima, à frente e mediante uma rotação do tronco acompanhada de um passo do pé esquerdo para frente. Foi incluído nos primeiros Jogos Olímpicos de Atenas em 1896 para a competição masculina. As mulheres começaram a competir em 1928 nos Jogos de Amsterdã.
Lançamento
Nas competições, o atleta fica dentro de uma espécie de jaula (é assim mesmo que é chamada), que nada mais é do que uma rede de 4m de altura, com uma abertura em um ângulo de 40°. É por essa abertura que o disco é lançado. O atleta deve, ainda, se manter dentro de um círculo de 2,5m de diâmetro, e não pode pisar na linha que marca essa distância.
O disco usado é um prato de metal que se lança e tem a forma de um círculo com o diâmetro de 22 cm. Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg. Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182 mm de diâmetro e de 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg. Todo o material deve ser fornecido pela organização da competição. Para melhorar a pegada é permitido o uso de uma substância adequada nas mãos. Pode ser usado um cinturão para proteger a coluna.
Pontuação
O atleta conta com três tentativas. Apenas os oito melhores lançadores tem possibilidade de lançar outras três vezes. O melhor lançamento é registrado e avaliado para decidir quem será o ganhador. Se houver empate entre atletas, o segundo melhor lançamento é calculado na pontuação geral.
Velocidade As diferentes forças do corpo devem ser usadas numa ordem bem definida e segundo um ritmo bem preciso. A velocidade de projeção, em um lançamento correto, será maior que naquele mal executado, mesmo que se tenha exercido o mesmo esforço.
Força O trabalho deve enfatizar membros superiores e inferiores e também o tronco, de