estudo dirigida da disciplin
Passo 2 Equipe
A semelhança que existe na nossa vida financeira particular e a de uma empresa é a entrada e saída de capital. Na nossa vida financeira o capital entra através de nossos salários e outras rendas como aluguéis e trabalhos extras. Já a Empresa recebe a entrada do capital através de seus produtos vendidos.
Um dos itens que podemos fazer a correlação é o fluxo de caixa que para ambos os casos tem que ser planejado e organizado, mantendo o controle para não ficarmos sem recursos financeiros. Esse controle dos gastos é necessário para que não ultrapasse o valor que temos de recursos diariamente.
Com isso conseguimos ter planejamento e estratégia em tudo que for adquirido, estabelecendo prioridades de compra e consumo, e que a família ou a empresa tenha consciência dos gastos e que no final do mês tudo seja contabilizado, e que os passivos não ultrapassem os ativos para que com dinheiro em caixa novos objetivos e metas sejam traçados e tenham possibilidade de ser alcançados e que exista meios para concretização deste, como por exemplo: a compra de um imóvel no caso de nossa vida particular ou uma máquina no caso de uma empresa.
Os objetivos tanto de uma empresa e o da nossa vida financeira particular é obter lucros procurando baixar os custos e perdas desnecessárias, para economizar e investir.
Com esses controles vemos que a contabilidade é extremamente importante para diagnosticar possíveis falhas ou erros na gestão de nossos recursos, fazendo com que encontramos equilíbrio entre os ativos (entradas de recursos) e passivos (saídas de recursos) tanto em nossa vida particular ou de empresa, e assim caminharemos para alcançar os objetivos pessoal ou empresarial.
Abaixo demonstramos as semelhanças entre a “Empresa” e “Nossa Vida Financeira Particular”:
Empresa
Entrada do capital: produtos vendidos;
Saída do capital: salários à pagar para os funcionários, matéria prima para produção de