Estudo de Tempos
Grupo 5 - Estudo de Tempos
I - Introdução
I.I - Definições Básicas
O que é Estudo de Tempos?
É o estudo sistemático do trabalho, considerando o tempo padrão.
Tempo Padrão
É o tempo concedido para um operador qualificado, trabalhando num ritmo normal e sujeito a demoras e a fadigas normais, para executar uma quantidade definida de trabalho de uma qualidade específica, segundo um método pré-estabelecido.
Objetivos do Estudo de Tempos
De maneira simples podemos resumir os objetivos do estudo de tempos e movimentos em cinco itens, conforme cita Taylor em seu livro “princípios da administração científica”, que são: Eliminação do desperdício do esforço humano, adaptação, treinamento e especialização do funcionário a tarefa e por fim o estabelecimento de normas de execução do trabalho.
Com estes objetivos percebe-se a tendência a direcionar o funcionário a execução de uma determinada tarefa e desta maneira garantir que os erros sejam minimizados e estabelecendo normas de execução, ou seja, padronizando o método de execução da tarefa é possível garantir que o processo está sendo executada da forma mais otimizada possível.
1
Sistemas Produtivos
Grupo 5 - Estudo de Tempos
Com o estudo de tempos e movimento e o desenvolvimento de um método padrão para a execução da tarefa teremos como consequência um trabalho mais eficiente e menos desperdícios, logo, ocorrerá um aumento da produtividade e do lucro.
Por outro lado, para que tudo saia conforme foi planejado pelo estudo de tempos o trabalhador necessita das condições apropriadas e com isso haverá uma maior preocupação com a ergonomia do trabalhador ( temperatura ambiente, posição correta, ferramentas adequadas, EPI’s, etc). E como produto desses benefícios para o administrador e funcionário também haverá uma diminuição no risco de acidentes que é motivo de muita preocupação nas empresas atualmente devido às consequências que isso pode acarretar.
I.II –