ESTUDO DE REA ES QU MICAS ESPONT NEAS E PROCESSOS ELETROQU MICOS
745 palavras
3 páginas
ESTUDO DE REAÇÕES QUÍMICAS ESPONTÂNEAS E PROCESSOS ELETROQUÍMICOSJonathan Reis Lima (032151208@unifacs.edu.br)
Orientador: Jeane Quelle Brito (quellealves@gmail.com)
RESUMO
Este trabalho utiliza os resultados obtidos em laboratório pelo autor com as práticas referentes ao estudo de reações químicas espontâneas e processos eletroquímicos, mostra tais resultados, discute, e apresenta a forma como foram realizados.
Palavras-chave: Resultados; Discute; Apresenta;
INTRODUÇÃO
A eletroquímica é o ramo da química relativa ao estudo dos aspectos eletrônicos e elétricos das reações químicas, esta abrange todos os processos químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre, produzindo transferência de elétrons, é chamado de pilha ou bateria, sendo um processo espontâneo que gera corrente elétrica, mas quando o processo químico é provocado por uma corrente elétrica este processo é denominado de eletrólise e não é espontâneo.
A primeira pilha foi criada em 1800, por Alessandro Volta e em 1836, John Frederick Daniell construiu uma outra com maior eficiência, esta possuindo um tubo que ligava as duas cubas, este tubo foi chamado de ponte salina e a pilha ficou conhecida como pilha de Daniell.
Quanto a espontaneidade das reações, podemos dizer que quando uma transformação física ou química ocorre sem a necessidade de ser provocada por uma influência externa, trata-se de um processo espontâneo. Por outro lado, quando essas transformações precisam ser induzidas, tratam-se de processo não espontâneo.
EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes:
1.0 – Fontes de Energia;
2.0 – Multímetro;
3.0 – Béqueres de 10ml;
4.0 – Eletrodo de Cobre;
5.0 – Eletrodo de Zinco;
6.0 – Eletrodo de Grafite;
7.0 – Ponte Salina;
8.0 – Pilha Comercial;
9.0 – Placa de Cobre;
10.0 – Placa de Zinco;
11.0 – Placa de Petri;
12.0 – Bastão de Vidro;
13.0 – Pinças de madeira;
14.0 – Solução de CuSO4 0,3M;
15.0 – Solução Saturada de NaCl;
16.0 – Solução de sulfato de zinco