Estudo de Ponto de Venda
Não há nada mais importante para um fabricante, um distribuidor, ou um consumidor do que a hora da compra, pois é nesse momento que a escolha é feita. É ali que a relação entre o consumidor e o ponto de venda acontece.
Esse é o momento de testar a influência do merchandising quanto a atrair o consumidor, trabalhar seus sentidos e sensações.
Portanto esse trabalho têm como objetivo entender essa relação e perceber o quão importante ela é para a aquizição de determinados produtos nos dias de hoje.
Além disso procuramos entender como ela influencia e determina a hora da compra no estabelecimento ou ponto de venda.
O que é o Merchandising
O merchandising é uma ferramenta de marketing, destinada a preparar o ambiente do ponto de venda , usando tecnicas ações ou materiais promocionais a fim de tornar o ponto de venda mais atraente aos olhos do consumidor, e então estimular a compra de produtos, marcas ou serviços.
A Academia Francesa de Ciências Comerciais, define o merchandising como: uma parte do marketing que engloba técnicas comerciais que têm como função apresentar da melhor forma possível (nas melhores condições materiais e psicológicas) o produto ou serviço ao possível comprador.
Já Bercebal, Castro e García (2006) utilizam a definição da American Marketing Association , uma das mais difundidas e aceitadas. Esta definição adota o merchandising como um conjunto de técnicas baseadas principalmente na apresentação, rotatividade e rentabilidade dos produtos, formando um conjunto de ações realizadas no ponto-de-venda destinado a aumentar as vendas, colocando o produto no lugar, durante o tempo, na forma, preço e quantidade mais adequada.
Mas, mesmo com algumas variações, é importante notar que todas se relacionam com o PDV. Ao contrário do senso comum, do que pensa a maior parte da população Brasileira , a colocação de produtos e marcas em novelas, seriados , ou os testemunhais de apresentadores de