ESTUDO DE MARKETING SOBRE O VALOR E CUSTO
Centro de Comunicação e Letras
ESTUDO DE MARKETING SOBRE O VALOR E CUSTO
GUSTAVO GASPAR PEREIRA
SÃO PAULO
2014
VALOR E CUSTO
Para o consumidor, existe em alguns produtos o lado do valor, e em outros o lado do custo. Quando se fala em valor, se refere ao valor que o consumidor atribui ao produto. Já no custo, o consumidor se importa mais com o preço, ao invés de pensar no que o produto pode lhe oferecer.
EXEMPLOS DE VALOR
Roupas de marca: A aplicação do "valor" nas roupas, está em sua marca. Uma simples blusa, se torna algo de valor, quando se aplica a marca em seu visual. Com a marca temos o valor, se retirássemos, teríamos apenas seu custo.
Café: O café do Starbucks, atribui um valor a algo simples. Quando se toma um café, se percebe apenas seu custo. Quando se toma um Starbucks (nem são chamados de café), se atribui um valor.
Estabelecimento: Conforme o atendimento e a experiência oferecida pelo estabelecimento, acaba-se atribuindo valor, deixando de lado o custo.
EXEMPLOS DE CUSTO
Medicamentos: A quase todos os medicamentos que se compra, a maioria atribui a estes um custo, principalmente quando seu valor é alto.
Falta de estoque: A falta de um produto que foi dado um valor, pode acarretar em custo pela expectativa não atendida.
Falta de opções: Quando uma propaganda passa ao cliente opções, e quando são procuradas existe apenas uma, gerando ideia de custo.
CONCLUSÃO
Todos os produtos tem o lado do valor e o lado do custo. Quem decidirá com qual lado se identifica mais, será o consumidor, agregando ao produto, tais questões.