Estudo de Funções do Cotidiano - Terremotos/Escala Richter(
Estudo de funções no cotidiano
Tema: Terremotos – Escala
Richter
Componentes do grupo 1ºA: Bárbara Contin,
Beatriz Iara, Laressa Almeida, Mariana
Batista, Nathália Abreu.
O que é Escala Richter?
• A escala de Richter foi desenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles
Francis Richter e Beno Gutenberg, utilizando um equipamento específico - o sismógrafo Wood-Anderson. Após recolher dados de inúmeras ondas sísmicas liberadas por terremotos, criaram um sistema para calcular as magnitudes dessas ondas.
• É a escala que mede o nível de magnitude (medida da quantidade de energia libertada por um sismo) utilizado para medir terremotos. É uma escala logarítmica de base 10, obtida calculando o logaritmo da amplitude horizontal combinada (amplitude sísmica) do maior deslocamento a partir do zero em um tipo particular de sismógrafo
• Magnitude e intensidade :
• A escala de Richter não permite avaliar a intensidade sísmica (é uma medida qualitativa que descreve os efeitos produzidos pelos terremotos em locais da superfície terrestre) de um sismo num local determinado e em particular em zonas urbanas. Para tal, utilizam-se escalas de intensidade tais como a escala de Mercalli.
O que é Sismógrafo?
• Sismógrafo é um aparelho que registra as ondas sísmicas, ou seja, a intensidade dos terremotos, em sismologia.
Detecta e mede as ondas sísmicas naturais ou induzidas e permite determinar, principalmente se organizado em rede, a posição exata do foco (hipocentro) dessas ondas e do ponto da sua chegada na superfície terrestre (epicentro), para quantificar a energia desses terremotos expressa na escala de Richter.
Possuem uma base firmemente ancorada no chão e uma espécie de caneta, presa por fios, que oscila de acordo com o abalo.
Magnitude: Tamanho do terremoto
• Está relacionada com a energia sísmica liberada no foco e também com a amplitude das ondas registradas pelos sismógrafos.
• Cálculo da Magnitude