Estudo de caso
Disciplina: Panorama Político e Social da Saúde Mental
Estudo de caso 3
Muitas mulheres da comunidade freqüentam o Centro de Saúde, rotineiramente, com queixas diversas, sendo atendidas pela equipe de Saúde da Família e medicadas com ansiolíticos, anti-hipertensivos e outros medicamentos. São mulheres que passam parte do dia na unidade de saúde em busca de atendimento medico, de enfermagem e outros.
Estas usuárias ocupam parte da agenda da equipe de saúde, porem os profissionais não observam melhora no quadro de saúde das usuárias.
Incomodada com a situação dessas mulheres a enfermeira da equipe procurou a psicóloga e a assistente social do centro de saúde para discutir a situação e buscar orientação para tratar o caso.
Elaborar estratégias envolvendo a equipe multiprofissional para o atendimento desse grupo de mulheres.
Problemas levantados:
• Grupo de mulheres que freqüentam o centro de saúde com diversas queixas
• Medicações
• Busca pelo atendimento
• Não se observa melhora no quadro
FORMAÇÃO DE UMA REDE ASSISTENCIAL MULTIDISCIPLINAR
1. Analise e escuta de demanda: através da formação de um grupo com essas mulheres para discussão dos principais temas que afligem e causam duvidas a elas.
Consideramos primordial esse ponto, pois percebemos que falta escuta aos profissionais para nortear o direcionamento das intervenções para cada caso.
2. Identificação no município dos serviços instalados e de possíveis parcerias na condução da atenção integral a essas mulheres.
Interlocução entre as diversas profissões
Geração de trabalho e renda (Ocupação)
3. Discussão na equipe do Centro de Saúde sobre o uso da medicação, após iniciar novas terapias para tratamento das queixas dessas mulheres, como educação alimentar, atividade física, psicoterapia e outras.
Conclusão
O Centro de Saúde enquanto espaço de convívio social da população tem um papel primordial na escuta