Estudo de caso
Agora é com você! Comente sobre o caso descrito acima considerando questões como comunicação entre equipe, normas, princípios éticos e postura profissional.
O Estudo de caso nos mostra que cada empresa, mesmo que implicitamente possui suas regras de conduta e comportamento, e que isso define a personalidade da própria empresa, com isso quem não estiver sintonizado com estas “regras” terá sua carreira estagnada e dificilmente evoluirá na empresa.
Após a análise do consultor, os diretores responsáveis em tratar o tema, deixaram-no livre para reposicionar o gerente no mercado de trabalho, mostrando que apesar de fazerem comentários um tanto quanto discriminatórios, eles tinham consciência da competência do colaborador, mas consideravam que ele não era adequado para um cargo de diretor naquela empresa devido seu comportamento um tanto quanto informal, e que para certos cargos na empresa além da parte técnica também era tomado em conta algumas regras comportamentais, consideradas por eles, como as melhores a serem seguidas.
Constantemente devemos nos auto avaliar sobre o rumo que nossa carreira profissional está tomando. Não só com relação à parte técnica e cumprimento das metas estabelecidas, mas também com relação ao comportamento que a empresa espera que tenhamos.
Está avaliação comportamental, quando possível, poderá ser realizada junto com sua hierarquia ou com o RH, empresa de consultoria, etc. Eles poderão esclarecer se o seu comportamento está de acordo com o que a empresa preconiza e a partir daí poder “escolher” se é possível a adaptação ou se realmente será necessário buscar outro caminho.