Estudo de caso
HOSPITAL SANTA LUZIA
Questões para análise:
1. Comente a importância do planejamento estratégico para o Hospital Santa Luzia.
Foi acreditar que, através da consistência de objetivos elaborados em sua missão, visão e valores, pudesse traçar um planejamento estratégico em que se delineasse o futuro esperado e criasse maneiras para atingir os resultados desejados, ou dele aproximar-se ao máximo, criando o Serviço de Atendimento e Qualidade – SAQ e sua posterior inscrição no Programa de Controle de Qualidade do Atendimento Médico Hospitalar. Para tanto, investiu fortemente na formação e desenvolvimento de seus profissionais, de acordo com o modelo de gestão e constante preocupação com a qualificação permanente de seus serviços para alcançar altos padrões de qualidade.
2. A partir da entrevista com a vice-presidente do HSL discorra sobre a importância de controlar a implementação da estratégia.
O Planejameto Estratégico (PE) significa o tempo necessário para pensar a organização, destaca a vice-presidente do Hospital Santa Luzia durante a entrevista. Todavia, apesar de o PE constituir-se uma condição essencial para a continuidade de uma organização, somente o fato de planejar não garantirá a consecução dos objetivos estratégicos e consequentemente de suas metas. Nesse sentido, destaca-se o papel fundamental do acompanhamento e controle das estratégias definidas no processo como forma de garantir que os resultados sejam alcançados, pois as estratégias precisam exercer o controle, fomentando o aprendizado, conforme destacam Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2010)[1]. De acordo com o relato, a administração do Hospital Santa Luzia buscou identificar o padrão existente nos serviços, definiu indicadores de desempenho, assim como o uso da comparabilidade com Instituições de referência no país, significando, pois, o esforço sinergético inicial (Ciclo PDCA) para a mudança de padrão rumo à consecução das metas