estudo de caso
A pesquisa analisará o jornal A SEMANA e terá como metodologia de analise o estudo de caso. Esse é utilizado em pesquisas nas ciências sociais, considerado um método qualitativo segundo Yukiko e Duarte (2005, p.216) é a estratégia preferida quando é preciso responder a questões do tipo “como” e “por que” o foco desse método se encontra em fenômenos contemporâneos inseridos em algum contexto da vida real.
Merriam (apud Yukiko e Duarte, 2005. P. 217) enumera quatro características essências do método, a saber:
1. Particularismo: o estudo se centra em situação, acontecimento, programa ou particular, proporcionando assim uma excelente via de analise pratica de problemas da vida real;
2. Descrição: o resultado final consiste na descrição detalhada de um assunto submetido à indagação;
3. Explicação: o estudo de caso ajuda a compreender aquilo que submete à análise, formando parte de seus objetivos a obtenção de novas interpretações e perspectivas, assim como o descobrimento de novos significados e visões antes despercebidas;
4. Indução: a maioria dos estudos de caso utiliza o raciocínio indutivo, segundo o qual os princípios e generalizações emergem a partir da analise dos dados particulares. Em muitas ocasiões, mais que verificar hipóteses formuladas, o estudo de caso pretende descobrir novas relações entre elementos.
O estudo de caso deve ser preferência quando se irão examinar eventos contemporâneos, situações em que não se podem manipular comportamentos. O estudo de caso tem a capacidade de lidar com documentos, artefatos, entrevistas e observações, esse seria o diferenciador do método histórico.
O objetivo do estudo de caso é compreender o evento e ao mesmo tempo desenvolver teorias mais genéricas a respeito do fenômeno observado.