Estudo de Caso
A Empresa
A Lew-Mark Baking está localizada numa pequena cidade do estado de Nova York. A confeitaria é dirigida por dois irmãos, Lew e Mark, que constituíram a empresa depois de terem adquirido uma franquia da Archway. Tendo direitos exclusivos em Nova York, constituindo a maior franquia da Archway. A empresa emprega 200 funcionários, principalmente trabalhadores-horistas, e o ambiente na empresa é predominantemente informal.
O Produto
O único produto da empresa, os biscoitos macios, fabricados em mais de 50 variedades. Tradicionalmente, as empresas maiores como Nabisco, Sunshine e Keebler produzem biscoitos em que a maior parte da água foi retirada do processo, resultando em biscoitos crocantes. Os biscoitos da Archway não contêm aditivos nem conservantes. A alta qualidade dos biscoitos permitiu à empresa desenvolver um forte nicho de mercado para o seu produto.
Os Clientes
Os biscoitos são vendidos em lojas de conveniência e supermercados, no estado de Nova York. A Archway comercializa seus biscoitos, associados à mensagem "comida saudável" — sem aditivos nem conservantes —, o que constitui um forte apelo para o segmento do mercado que se preocupa com a saúde. Muitos clientes têm idade superior a 45 anos e preferem um biscoito macio e não excessivamente doce. Os pais que têm filhos pequenos também compram os biscoitos.
O Processo de Produção
A empresa possui dois fornos de alimentação contínua, que utiliza para assar os biscoitos. A produção fundamenta-se num sistema de processamento em lotes. O processo inicia-se logo que a administração recebe os pedidos dos distribuidores. Os pedidos são utilizados para programar a produção. No início de cada turno, uma lista dos biscoitos a ser confeccionado, como seu determinado ingrediente será remetido para a pessoa encarregada de preparar as misturas. Esta pessoa verifica uma lista de referência e seus ingredientes necessários para cada tipo de biscoito, e