estudo de caso
3- Teoria do capital social, baseia-se na utilização do conceito de capital social em estudos epidemiológicos objetivou a compreenção de mecanismos pelos quais as desigualdades de renda agem sobre a saúde dos indivíduos . Este conceito deriva também da sociologia funcionalista que concebe a organização social como um sistema composto por partes articuladas e em cooperação para a obtenção de um objetivo.
Teoria da produção social do processo de saúde doença filia-se ao materialismo histórico e dialético utilizando modelos de explicação que explicitam os determinantes políticos, econômicos e sociais da distribuição da saúde e da doença no interior e entre as sociedades. O conceito desta teoria é a reprodução social pois esta é o movimento da conformação, consolidação e transformação das organizações sociais, é composto ainda por movimentos que apenas para efeitos didáticos podem ser separados. Essas dimensões compreendem um conjunto de processos bio-comunais, comunais- culturais, societais e políticos.
Teoria ecossocial procura articular o raciocínio social e biológico adotando uma perspectiva histórica e ecológica. Os corpos ou organismos fornecem evidencias de como incorporam, no sentido forte do termo, o mundo no qual vivem, produzindo padrões de saúde, doença, incapacidade e morte. Os modelos de incorporação decorrem de arranjos societais de poder, propriedade e padrões de produção, distribuição e consumo , associados a constrangimentos e