Estudo de caso
SUPERMERCADO BOA COMPRA
INTRODUÇÃO
.
No contexto atual do mercado varejista, verifica-se um acirramento da concorrência e a necessidade de orientar esforços mais efetivos para atender um consumidor cada vez mais exigente.
Os conceitos de qualidade total, visando à busca de excelência no atendimento ao consumidor, estão associados à diminuição de custos de operação decorrentes de maior produtividade e eficiência no processo de trabalho, bem como a melhoria de qualidade esta associada a maiores taxas de retorno sobre o investimento.
Diante de um consumidor mais exigente, torna-se ainda mais importante buscar a qualidade em produtos e serviços. A qualidade passa a ser percebida não só como uma questão de aprimoramento do negócio, mas como uma necessidade fundamental para a sobrevivência e o desenvolvimento do supermercado em uma nova era cada vez mais competitiva.
Tendo em vista que o objetivo geral do trabalho é a comparação de uma empresa fictícia: Supermercado Boa Compra Ltda com uma já implantada: Supermercado Tissi. Este estudo se propõe a identificar o efeito das estratégias de marketing utilizadas pelos supermercados compactos, ou de vizinhança como estão sendo chamados, no processo de conquista e fidelização de clientes. A tarefa se torna difícil, diante da reduzida bibliografia ou estudos disponíveis sobre o assunto, o que aumenta a motivação para o projeto, que pretende dar uma contribuição de real valor para outros pesquisadores.
A metodologia utilizada se compõe de pesquisa exploratória, através de variados referenciais bibliográficos, e pesquisa de campo. Trabalhou-se o referencial teórico a partir de uma bibliografia técnica, de autores clássicos do marketing.
1. EMBASAMENTO TEÓRICO
1. . Corrente Racionalista Clássica
A comunicação formal é a comunicação endereçada através dos canais de comunicação existentes na empresa, é derivada