ESTUDO DE CASO Uma Familia Destruida Pelo Alcool
ESTUDO DE CASO
UMA FAMÍLIA DESTRUÍDA PELO ÁLCOOL
Ourolândia – Ba,
Março de 2013
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE IRECÊ – BA
Gilzete Bispo de Carvalho Andrade
Normilda Cerqueira Sampaio
Dirilândia Marcelino
ESTUDO DE CASO
UMA FAMÍLIA DESTRUÍDA PELO ÁLCOOL
Relatório de Estudo de Caso apresentado ao Instituto de Educação Superior de Irecê –
(IESI), como requisito de avaliação da disciplina Trabalho com Pais e Mães, curso de Licenciatura em Letras, com mediação da Professora Silvana, 3° Período.
Ourolândia – Ba,
Março de 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de analisar o impacto social, emocional e físico nas vidas de membros de uma família que conviveram com o problema do alcoolismo. Busca-se demonstrar as principais consequências do alcoolismo e a forma como este afetou a vida dos indivíduos no que diz respeito às suas relações familiares. Trata-se de uma pesquisa em estudo de caso com levantamento de dados com os integrantes de uma família que vivenciou o drama do alcoolismo.
Sendo um grave problema de saúde, o alcoolismo afeta tanto o indivíduo que é portador da doença quanto às pessoas que convivem com ele (seus familiares).
Principalmente as crianças e adolescentes que podem ter o seu desenvolvimento psíquico social e emocional negativamente afetado devido ao grande estresse emocional vivenciado em seu dia a dia, por presenciar e também serem vítimas constantemente de violência, brigas, maus tratos, entre outros. São numerosas as tentativas para se compreender o alcoolismo. Alguns autores acreditam que suas causas estão associadas a um complexo conjunto de fatores biopsicossociais
(BERTOLOTE, 1997; VAILLANT, 1995/1999).
Esta pesquisa justifica-se por sua importância social, onde se busca mostrar que o alcoolismo é um grave problema social, além de causar consequências na área psicossocial para as crianças, adolescentes e cônjuge que vivem com esse problema. É no convívio da família que os valores