ESTUDO DE CASO TOTVS
Carolina de Souza
Professor: Fábio Verruck
Disciplina: Teorias de Internacionalização de Empresas
1- Em 1990 a Totvs criou uma estratégia com o objetivo de se tornar líder no mercado brasileiro, então a Microsiga iniciou seu processo de expansão através do sistema de franquias. A lógica por trás desse sistema era que o destaque em empresas de serviço bem sucedidas era seus profissionais. Já em 1992 com o fim da reserva de mercado para produtos e serviços de TI, várias empresas multinacionais de TI se preparavam para lançar seus produtos no mercado brasileiro. Com isso percebeu-se a concorrência e a necessidade de se expandir para outros mercados. Assim em 1997 a Totvs iniciou seu processo de internacionalização com a abertura da franquia na Argentina (Buenos Aires) guiada pela proximidade cultural e geográfica e o bom momento que a economia se encontrava.
2- Pois experiências anteriores a esta data, na Espanha e EUA foram ocasionais, acompanhando clientes brasileiros que tinham operações no exterior e que necessitavam de um suporte aos sistemas quando eram levadas para operações fora do país. As atividades são somente para manter os clientes brasileiros com operações nos EUA, pois uma operação própria da Totvs teria um valor muito alto, muito custoso.
3- Houve uma percepção de que a América Latina era um mercado em expansão, apresentava muito mais oportunidades do que a Europa. O Brasil é muito carente na tecnologia avançada, mão de obra muito cara, infelizmente o Brasil era visto assim, e a Totvs era visto como ícone na região. A influência não seria a mesma, devido a produção ser praticamente commodities, leva uma vantagem. O Brasil é pioneiro em grande parte das exportações de suco de laranja. Os sucos cítricos enfrentam uma baixa nos principais países compradores e tenta recuperar os mercados que estão estagnados buscando novos negócios.
4- A escola de Uppsala privilegia aspectos comportamentais na decisão de internacionalização, em que