Estudo de Caso - Sociologia Organizacional
Devido à cultura, a influência por parte Ocidental, chega a atrapalhar, já que nós somos difíceis de aceitar mudanças grandes, ao menos que estejamos preparados e estruturados para ela, levando também em consideração o tamanho do investimento e o que ela iria render futuramente.
Por exemplo, segundo o texto, João Lemos precisou decidir e, para conversar com sua família, especialmente sobre as escolas dos filhos, se preocupou com o final de semana e também em confiar ou não no sócio, o que causou uma enorme tensão.
2. Olhando a cultura chinesa, como você conseguiria construir uma cultura organizacional com os princípios praticados na Embraco?
A cultura organizacional é construída com o tempo, pois não existe um modelo universal de organização no qual é implantada em todas as empresas. Os elementos contingenciais, como objetivos, valores culturais, são as quais devemos levar muito em consideração.
Também segundo o texto, João Lemos diz que o modelo organizacional é construído através do tempo, considerando a cultura e os objetivos das pessoas da região. Podemos dizer que, ao contrário de quem sai daqui do Brasil para trabalhar na China, eles precisam se adaptar com o modelo já existente ou não conseguem nada.
3. Quais são os fatores que impediriam ou ajudariam a sua aprendizagem e a da empresa sobre esse novo ambiente internacional encontrado na nova fábrica?
A adaptação e a disciplina, nas quais teriam que aprender a trabalhar visando os objetivos da Organização, no qual é inovador, curioso e um tanto desconhecido para mim.
4. Se você precisasse de pessoas vindas do Brasil, iriam te perguntar quais habilidades você gostaria que o executivo apresentasse para trabalhar com você. O que você pediria?
Capacidade de inovação, de liderança e de gestão.
5. Na nova fábrica você tentaria controlar as