Estudo de caso sobre dependencia química
O presente trabalho de conclusão de curso constitui-se numa reflexão sobre a importância do papel da família durante o tratamento da dependência de substâncias psicoativas e sua contribuição para minorar as recaídas do uso dessas substâncias no Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool, Fumo e Outras Drogas (CAPSad) Eulâmpio Cordeiro.
A relevância em estudar esse fato foi identificada a partir da nossa prática de estágio, particularmente, durante nossa participação nas reuniões de família e na leitura de prontuários e outros documentos da instituição. Foi observado que grande parte dos usuários atendidos pelo CAPSad Eulâmpio Cordeiro possui família, porém apenas uma pequena parcela desses usuários recebia visitas ou mantinha algum contato com os familiares durante o tratamento da dependência de substâncias psicoativas.
Em decorrência do processo de dependência de substâncias psicoativas como o crack, alguns vínculos familiares são rompidos e os que ainda são mantidos são permeadas por stress. A família fica desgastada e desacreditada em decorrência da dependência química, sobretudo em decorrência das recaídas típicas durante o tratamento desses usuários. Durante o tratamento, nos deparamos com familiares com poucos conhecimento sobre as drogas para compreender a necessidade da participação no processo terapêutico. Preconceito e sofrimento acumulados pelos familiares interferem no tratamento e é através do atendimento familiar que os membros da família passam a receber atenção não só para as suas angústias, como também começam a receber informações
fundamentais para uma melhor compreensão do quadro de dependência química e, possível, melhora no relacionamento familiar.
Dessa forma, compreendemos ser de suma importância fazer uma análise sobre essa problemática, tendo em vista que o contato e o convívio, bem como a aceitação de seus familiares durante o tratamento pode lhe assegurar um conceito mais positivo de si mesmo e de