Estudo de caso seda
Acadêmico: Flávia Cristina S. R. Dias
Matéria: Gestão de Marketing (CSA1021)
Professor: Paulo Jose Gonzaga Ribeiro
CASE SEDA
1) Dê exemplos de necessidades, de desejos ou ambos que os clientes do shampoo Seda demonstram, justificando sua resposta.
* A classe C, público-alvo do xampu, não queria mais um produto que, agora, via como de "segunda linha" e "muito popular". "A nova aspiração da classe C brasileira é usar xampus melhores, de preferência indicados pelos cabeleireiros", * O antigo frasco tinha concavidades acentuadas, era difícil pegar um na prateleira sem tirar os demais do lugar. * O Seda deixa o cabelo "armado" ou "parecendo palha" * Quanto à fragrância, que desaparecia por ausência de fixador na fórmula. * Líquida demais, aos olhos da nova classe C ela passou a ser identificada com produtos de pior qualidade. Ao colocarem uma porção do velho Seda nas mãos, as pessoas desistiam de comprá-lo. * No banho, antiga embalagem escorregava das mãos.
Ao analisarmos o estudo de caso Seda, observamos que o maior motivo pelo qual o produto perdeu seu mercado alvo, foi a falta de qualidade que o produto vinha oferecendo ao longo dos anos, ou melhor, a falta de adequação as mudanças que o mercado sofreu e o produto não acompanhou as transformações e mudanças da classe C, isso fez com que o produto perdesse sua credibilidade perante seus clientes, visto que a Classe C estava cada dia mais exigente e nada satisfeita com o que a Seda vinha oferecendo, já que o produto não agregava mais nenhum valor para seus consumidores, não tinha boa qualidade, a embalagem não era prática, a fragrância não fixava nos cabelos, o produto não hidratava o cabelo e nem o deixava sedoso e bonito como o que era ofertado pelos seus concorrentes.
2) Qual critério de segmentação o Shampoo Seda está adotando? Justifique.
A Seda usou o critério de segmentação psicográfico, já que seu publico alvo é a