ESTUDO DE CASO SABRINA MARIA
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
MARIA DO CARMO GONÇALVES ARAUJO
SABRINA FRANCIELE GONÇALVES ARAÚJO
Grupo de até 04 alunos e estudo de caso baseado no Case “A copiadora da família” de DUBRIN (1998, P.15)
Kátia Lima, após sua formatura no curso de Administração, foi promovida a Chefe de Caixas do Banco Geral do Brasil (BGB). Um ano depois, seu tio, Jerônimo, faleceu deixando sua tia Clara sozinha para cuidar da loja “Lima Cópias e Imagens” situada no centro de Novo Hamburgo. A tia Clara lhe fez a seguinte proposta: “Não tenho condições de gerenciar a loja, quero que você assuma o negócio, ficando com 50% do lucro do ponto.”
Após avaliar que o banco não lhe apresentava grandes perspectivas e a loja possuía uma boa estrutura, um bom volume de cópias, 10 funcionários e era bem localizada, Kátia assinou um contrato de 2 anos com sua tia.
Depois de 1 mês gerenciando a empresa, Kátia identificou os seguintes problemas:
A cadeia de lojas “Copy Star”, um rede de atuação nacional e especializada no ramo, instalou uma loja concorrente a 3 quadras da empresa.
Os lucros da empresa da tia Clara não eram satisfatórios a pelo menos 6 meses.
30% dos clientes organizacionais atrasavam constantemente seus pagamentos, alguns até já fecharam suas portas.
Júlio, o funcionário especializado em editoração eletrônica, deseja sair da empresa pois acredita que seu salário é muito baixo.
Responda:
1. Conforme os aspectos estudados nesta aula, quais são as sugestões que o grupo dá para Kátia resolver seus problemas?
Em nossa opinião o primeiro passo seria se organizar construir um planejamento para a empresa. De imediato reduzir custos. Avaliando que muitos de seus clientes organizacionais fecharam as portas, o volume de copias não é mais o mesmo, então reduziria o numero de funcionário e analisaria também a questão do funcionário Julio, por ser um funcionário especializado em editoração um serviço de grande utilidade para a empresa e iria propor uma