ESTUDO DE CASO - PÃOBÃO

536 palavras 3 páginas
UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina
CURSO: Engenharia de Produção e Sistemas DISCIPLINA: Introdução a Engenharia de Produção
PROFESSOR: Fernando Natal de Pretto ALUNO: Paulo César Vieira Ruzanovsky
DATA: 03/12/2013

ESTUDO DE CASO – PÃOBÃO INDÚSTRIA DE PÃES LTDA

O Pacto Global nos ajudará nessa situação. A ferramenta tem como meta uma economia mundial mais sustentável e a responsabilidade social. A empresa PãoBão sempre foi líder de mercado, mas não compria com ética sua responsabilidade social corporativa, os fatos a seguir confirmam essa afirmação:
• Em 2001, o diretor de produção Alberto Tornado deu a ordem para fabricar um lote com farinha vencida, o que levou a intoxicação de muitas pessoas. Essa ordem não está de acordo com o Pacto Global, ferindo a cláusula de proteção aos Direitos Humanos.

• Para que a empresa não sofresse penalidades, Alberto Tornado ofereceu propina aos fiscais que descobriram sobre a farinha vencida, ferindo o princípio 10 do Pacto Global, que anuncia que as empresas devem combater qualquer forma de corrupção.

• O funcionário, que já estava a 19 anos na empresa e tinha duas vezes o título de “FuncionárioBão” denunciou os fiscais corruptos foi demitido duas semanas depois por “contenção de despesas”. Este caso também fere o décimo pricípio do Pacto Global, erradiar qualquer forma de corrupção, pois a empresa puniu a atitude ética do funcionário com a demissão.

• Em 2003, mais uma vez a empresa feriou o décimo princípio, intimada por sonegação de impostos, mão-de-obra não registrada, comprar ingredientes sem comprovação e utilizar a mesma nota fiscal nos transportes rodoviários, o que só é possível fazendo um acordo com grandes redes de distribuição e pagando propina aos fiscais, políticos e policiais

Relacionados

  • Analise
    646 palavras | 3 páginas