estudo de caso perdigão
1. A decisão de investimento no projeto Gestão Integrada envolve posicionamento estratégico? Esta decisão é estruturada? Caso contrário, quais são os riscos e incertezas envolvidos?
2. Quanto tempo demorou o processo decisório? Qual foi o estímulo inicial?
Como você o classificaria: crise, problema ou oportunidade? Explique.
3. Quantas soluções emergiram do processo decisório? Quantas alternativas foram consideradas? Qual o tipo da solução gerada: customizada (desenvolvida integralmente na organização), pronta (disponível no ambiente externo antes do início do processo decisório) ou modificada (disponível no ambiente externo e adaptada na organização)? Explique.
4. Analise as táticas utilizadas para desenvolvimento de soluções.
5. Quais táticas políticas podem ser identificadas?
6. Analise as atividades de busca e disseminação de informações. As informações coletadas foram utilizadas? Qual sua importância?226 RAC, v. 10, n. 2, Abr./Jun. 2006
7. Os Comitês de Investimento da Perdigão reavaliam os projetos que determinam investimentos importantes antes de sua implementação, independentemente de estarem inclusos no plano orçamentário. Os projetos são reavaliados tanto do ponto de vista estratégico como financeiro. Quais técnicas podem ser utilizadas para a análise financeira destes projetos?
8. Qual foi a importância e a influência do uso de técnicas analíticas?
9. Considere o processo de autorização da decisão. Quais níveis hierárquicos participaram no processo de autorização?
10. Qual a relação entre o processo decisório e o planejamento estratégico?
11. Quais informações suplementares você gostaria de ter para melhor avaliar o caso? Como estas informações auxiliariam?
Perdigão: o processo decisório estratégico no investimento em tecnologia da informação(
RESUMO
Em 1995, após a mudança do controle acionário da Perdigão, o novo Conselho de Administração