Estudo caso perdigão
Bem para responder a primeira questão é preciso analisar o que é posicionamento estratégico, partindo do presuposto que para uma empresa posicionar-se estratégicamente ela deve:
• Certificar-se de onde ela esta hoje.
• Estabelecer objetivos desafiadores porém alcançáveis.
• Desenhar um caminho para chegar a estes objetivos.
• Planejar-se para chegar lá.
Levando-se em conta isso tudo, a decisão de investimento no projeto Gestão Integrada da Perdigão sem dúvidas envolve posicionamento estratégico.
Quanto a ser um decisão estruturada precisamos novamente entender seu conceito:
As decisões estruturadas caracterizam os problemas que são bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos e que se prestam aos procedimentos e regras sistemáticos. Assim, estas decisões são sempre semelhantes. A retirada de livros de uma biblioteca ou o processamento de um pedido de pagamento de um fornecedor são exemplos de decisões programadas, pois são repetitivas e rotineiras.
Sendo assim a Perdigão não usou uma decisão estruturada , pois estavam lidando com problemas que não são bem compreendidos, carecem de estruturação, tendem a ser singulares e não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros. A chave para entender essas decisões é lembrar que acontecem raramente, ou seja, existem poucos precedentes para a tomada de decisões.
O que deixa claro isso são os riscos e incertezas envolvidas conforme o comentário do Diretor de TI da empresa:
“Será que as táticas empregadas para gestão do risco ao longo do processo decisório teriam sido suficientes para garantir uma implantação menos turbulenta? Qual seria o grau de resistência interna ao projeto? Haveria variáveis não contempladas pela equipe no