Estudo de caso medivax
1. Situação
Fatos
O mercado de diagnósticos laboratoriais encontrava-se em expansão, com poucos players significativos, possibilitando que novas empresas tivessem uma posição estratégica de crescimento e desenvolvimento um pouco mais “confortável”, sem grandes concorrentes.
O know-how de Eduardo Weizmann contribuiu de forma significativa para o sucesso da operação, pois já conhecia o mercado, tinha os contatos, uma visão de negócios por graduação; um conjunto de fatores que reunidos criaram um ambiente de desenvolvimento positivo.
Um grande diferencial o qual a Medivax conseguiu se estabelecer nesse mercado, mesmo com alguns fatores de demora, como a aprovação da ANVISA por conta dos produtos e legislação nacional e internacional, foi a de ter contato prévio com fornecedores e distribuidores, assim como ter um bom relacionamento e uma imagem positiva no mercado, possibilitando com que ganhasse crédito e prazos competitivos.
2. Definição do Problema
Problema:
O problema central é a expansão do negócio, com valor muito alto e pouco dinheiro em caixa, se comparado ao investimento, para estabelecer a empresa em outros estados. A imersão em São Paulo demonstrou um retorno financeiro positivo, mas sendo o maior mercado, sua expansão para o mesmo era inevitável. Já a entrada em outros mercados, o risco do retorno financeiro do investimento era alto demais para ser tomado, sendo o uso de subdistribuidores um grande aliado para sua expansão.
Ao mesmo tempo, o sucesso dos subdistribuidores é um jogo arriscado, pois conta com uma grande incerteza e com colaboradores que estão focados em ganhos pessoais, não tendo um grau de envolvimento e fidelidade a Medivax. Ainda com foco nos subdistribuidores, um ponto que poderia levar ao fracasso da empresa, seria a diretriz de sempre ter mantido uma forte relação com seus clientes, considerando que, para os subdistribuidores, seu foco é em vender o que for mais fácil e mais rápido, visando