Estudo de Caso McDonald's
1 – Identifique as teorias de administração cujos elementos e características podem ser utilizados para analisar o caso do McDonald’s.
O movimento de administração científica, gestão administrativa, teoria da burocracia; abordagem comportamental e teoria dos sistemas.
2 – Quais princípios da escola clássica de administração se manifestaram na administração do McDonald’s? Qual é a relação entre a força de trabalho pouco qualificada do McDonald’s e o movimento de administração científica?
Os princípios de que existe uma única maneira certa para o desempenho de cada tarefa, a seleção, treinamento e aperfeiçoamento do trabalho com base nos métodos científicos, a impessoalidade, a hierarquia o profissionalismo, a padronização e a formalização, que podem ser facilmente exemplificados pelo manual de operações que é fornecido a todos os funcionários, que permite a maximização da produtividade, eficácia e eficiência dentro da organização. Há também: a remuneração baseada em incentivos materiais, no caso do “destaque do mês” que recebe um bônus de 25% no seu salário. A relação entre a força de trabalho pouco qualificada do McDonald’s e o movimento de administração científica está no princípio taylorista de que o “homem comum”, por meio de um treinamento rápido e adequado pode executar uma tarefa com o máximo de eficiência.
3 – Quais práticas motivacionais, inspiradas na escola comportamental, podem ser identificadas nesse caso? Qual é o resultado da adoção dessas práticas motivacionais?
As práticas motivacionais são: o “Destaque do mês”, que bonifica financeiramente o funcionário por sua alta performance, a gincana “Na ponta da língua” que avalia o conhecimento dos colaboradores sobre os Compromissos McDonald’s e a competição “All star” que distribui bolsas de estudo aos vencedores que sabem tudo sobre os conceitos de qualidade, serviço e limpeza. Essas práticas motivacionais aumentam