ESTUDO DE CASO LOCAÇÃO DE VEÍCULOS:VOCÊ-ALUGA
CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE
A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE EM SEUS QUATRO GRANDES PERÍODOS E O PAPEL DO CONTADOR NA ATUALIDADE
GEORGE HENRIQUE R.ANDRADE
IASMINE MOURA CABRAL
JUCIMEIRE OLIVEIRA SILVA
PATRÍCIA SOUZA AMORIM
RIO VERDE-GO
2014
1 A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE EM SEUS QUATRO GRANDES PERÍODOS A Contabilidade é tão antiga quanto a origem do homem primitivo, historiadores afirmam quanto a existência de sinais de contas a aproximadamente 2.000 anos a.C. A história da Contabilidade pode ser dividida em quatro grandes períodos, tais que serão descritos a seguir.
1.1 Período Antigo
A contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.
Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos.
O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" designa o agrupamento de itens da mesma espécie.
As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações.
Os primeiros controles eram estabelecidos pelos templos, o que perdurou por vários séculos.
Os registros combinavam o figurativo com o numérico. Gravava-se a cara do animal cuja existência se queria controlar e o número correspondente às cabeças existentes.
O Sistema Contábil é dinâmico e evoluiu com a duplicação de documentos e "Selos de Sigilo". Os registros se tornaram diários e, posteriormente, foram sintetizados em papiros ou tábuas, no final de determinados períodos.