educação continuada
Recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho profissional
É inquestionável nos dias de hoje, para a maioria das organizações, a necessidade de capacitar seus profissionais, por meio de uma educação reflexiva e participativa. Tempos atrás, no entanto, não era possível fazer essa afirmação, pois as organizações limitavam-se a práticas simplistas de admitir e demitir pessoas.
Em seguida, as organizações passaram a se preocupar com o treinamento como uma forma de reduzir erros e custos de produção e, mais recentemente, têm buscado, também, a capacitação do pessoal que gerencia os recursos humanos.
Essa mudança no enfoque de desenvolvimento profissional foi impulsionada, principalmente, por pressões sociais, como elevação da escolaridade, crescente aumento no nível de informação das pessoas e inovações tecnológicas, bem como motivação e expectativa das pessoas na participação das decisões, nos resultados e no futuro da empresa.
Dessa forma, tornou-se imperativa a necessidade de flexibilização da estrutura organizacional na perspectiva de preparar seus trabalhadores para o enfrentamento das mudanças.
As organizações investem no desenvolvimento dos profissionais para um desempenho adequado da função, o que facilita o alcance dos objetivos e dos resultados pretendidos pela organização. Por outro lado, os objetivos pessoais são, em parte, atingidos, pois o aumento da qualificação implica maior competitividade profissional no mercado de trabalho, além de proporcionar ao indivíduo maior satisfação no trabalho, uma vez que percebe sua contribuição nos resultados obtidos.
Compreende-se a educação continuada (EC) como um processo que impulsiona a transformação da organização, criando oportunidades de capacitação e de desenvolvimento pessoal e profissional, dentro de uma visão crítica e responsável da realidade, resultando na construção de conhecimentos importantes para a organização, para a profissão e para a