estudo de caso ICC
CURSO: ENFERMAGEM
DISCIPLINA: ENSINO CLÍNICO TEÓRICO SDE0073
PROFESSORA: MARISTELA AZEVEDO
ACÂDEMICO: MARCELO FRANZONI - 200801329488
ESTUDO DE CASO
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA
INTRODUÇÃO
A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) vem se tornando a cada dia mais frequente com o passar dos anos. É uma doença crônica, limitante, que com seu agravamento, reduz substancialmente a qualidade de vida dos pacientes, e nas formas mais avançadas, tem características de doenças malignas devido a sua alta mortalidade.
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA
Segundo BRUNNER e SUDDARTH (2005), a ICC é a incapacidade do coração de bombear sangue suficiente para satisfazer às necessidades de oxigênio e nutrição dos tecidos. Outros autores descrevem a ICC como resultado de uma síndrome como é o caso de (NETTINA, 2003):
A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica que resulta do processo progressivo de remodelamento, no qual forças mecânicas e bioquímicas alteram o tamanho, o formato e a função da capacidade do ventrículo de bombear sangue oxigenado suficiente para atender às demandas metabólicas do corpo.
A expressão ICC tem sido habitualmente utilizada para se referir à falência do músculo cardíaco das câmaras direita e esquerda do coração. Como consequências há dois tipos diferentes de ICC: insuficiência cardíaca esquerda e insuficiência cardíaca direita (FIGUEIREDO, 2003).
As principais causas da ICC são os distúrbios mecânicos do enchimento ventricular durante a diástole, que resultam em volume insuficiente de sangue disponível para o coração bombear e distúrbios hemodinâmicos sistólicos que limitam a função contrátil do coração (BOUNDY, 2004).
Além das causas que afetam o músculo miocárdio, a ICC também pode ser originada em decorrência de alguma condição que pode predispor o paciente a desenvolver a ICC. Podemos destacar: as arritmias, gravidez, tireotoxicose, embolia pulmonar, infecções, anemias,