Estudo de Caso - Estamira - Análise Psicoterapêutica
979 palavras
4 páginas
ESTUDO DE CASO1 – Identificação
Nome: Estamira Gomes de Souza
Data de nascimento: 07 de Abril de 1941
Idade no documentário: 60 anos
Falecida: 28 de Julho de 2011
Estado civil: Solteira
Natural: Jaraguá, Goiás
Observações:
Documentário assistido dia 16 de Setembro de 2014.
Acadêmico responsável: Jéssica Martins de Assumpção, RA: 310547776.
Professor Responsável: Profª. Ana Nóbrega.
Finalidade: Avaliação Psicológica para procedimento psicoterapêutico de acordo com a abordagem Analítico Comportamental.
2 – Descrições da Demanda apresentada no Documentário: Psicose Evolutiva crônica, composta por alucinações auditivas, ideias de influência, ideação de grandeza e discurso místico.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, o DSM-IV-TR (APA, 2000/2002), descreve a esquizofrenia como Transtorno Psicótico pela presença de sintomas positivos como delírios, alucinações, falas desorganizadas, comportamento amplamente desordenado ou catatônico e sintomas negativos como diminuição da afetividade, alogia e abulia.
3 – Métodos e Técnicas no Documentário: A paciente faz uso medicamentoso e realiza tratamento psiquiátrico continuado no CAPS.
4 – Análise
Através das verbalizações de Estamira no seu ambiente do lixão verificam-se comportamentos desorganizados, bem como delírios e alucinações de grandeza.
O comportamento da pessoa com o diagnóstico de esquizofrenia, ao contrário do que algumas abordagens pressupõem, não seria autônomo e independente, tampouco considerado sintoma de transtorno psicótico, mas produto das contingências nas quais seus comportamentos se inserem, Estamira conviveu em um meio ambiente muito promissor ao desenvolvimento de comportamentos desordenados, e estes foram produtos dos eventos antecedentes e presentes na sua vida, suas contingências ambientais eram compostas por sérias punições e reforçadores, onde ela tornou-se aversiva a Deus, atribuindo a Ele as fatalidades de sua