Estudo de Caso: Empresa Agronegócio
A JBS é uma multinacional que atua no setor frigorifico e é atualmente a maior produtora de proteínas do mundo. A companhia opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina e de frango e no processamento de couros. Além disso, comercializa produtos de higiene e limpeza, colágeno, embalagens metálicas, biodiesel, entre outros. Está presente em 24 países, com 300 unidades de produção e mais de 185 mil colaborados.
2 – Estrutura Organizacional
A estrutura de governança corporativa da JBS é responsável pela definição de estratégias de investimentos, pela tomada de decisões e pelo monitoramento da relação da companhia com os acionistas e demais públicos estratégicos.
O Conselho de Administração é o órgão máximo da administração da JBS, é formado por 11 membros, responsáveis pela definição de políticas, diretrizes dos negócios e estratégias, o monitoramento do desempenho da companhia e a supervisão da gestão da diretoria.
O Conselho de Administração da JBS é assessorado nas decisões estratégicas por quatro comitês:
Comitê de Sustentabilidade: recomenda e acompanha a implementação de políticas e estratégias relacionadas à sustentabilidade dos negócios.
Comitê de Auditoria: assessora e analisa regras corporativas, processos de divulgação e transparência das demonstrações contábeis financeiras.
Comitê financeiro e de Gestão de Riscos: elabora cenários e tendências, com base na conjuntura econômica nacional e mundial, a fim de avaliar riscos e criar oportunidades estratégicas a serem adotadas pela companhia em relação à política financeira.
Comitê de Gestão de Pessoas: propõe critérios para a avaliação de desempenho, a política de remuneração e a prática da meritocracia.
Comitê de Inovação e Marketing: tem a função de criar valor às marcas da empresa por meio da construção da imagem corporativa.
A empresa encontra-se estruturalmente com alto grau de hierarquia, atuando de forma verticalizada, de cima para baixo, nos níveis