ESTUDO DE CASO DO ACABA MUNDO
Proposta Urbano – Ambiental para a área de estudo (Acaba Mundo)
BÁRBARA PONCIANO
CAMILA NONATO
DÉBORA AGUILAR MATHEUS RICALDONE PALOMA MARQUES
OBJETIVO
Desenvolver a capacidade de elaborar propostas ambientais aplicadas ao meio urbano, preventivas ou corretivas, pautadas pelos princípios da sustentabilidade urbano-ambiental, da inclusão social e da tecnologia social.
LOCALIZAÇÃO – Vila Acaba Mundo
Dados Gerais da Vila Acaba Mundo
Área: 35.313 m2
População: 1.346 habitantes
Número de domicílios: 371
História:
O início da ocupação da Vila Acaba Mundo ocorreu em meados das décadas de 40 e 50 com as atividades da Mineradora Lagoa Seca. A empresa criou projeto de moradia para os trabalhadores que vieram do interior do estado, loteando a parte superior da área.
A vila recebeu o nome de Acaba Mundo, pois a área onde está localizada corresponde a um vale fechado, entrecortado por dois morros, que são separados pelo córrego Acaba Mundo. Localiza-se na Regional Centro-Sul, entre os Bairros Sion, Anchieta, Mangabeiras e Belvedere.
PROBLEMAS ANALISADOS PELO GRUPO
- Divisão sócio-economica
A partir da visita na Praça JK e na Vila Acaba Mundo foi possível notar a faixa de transição entre um bairro nobre, como o Sion, e a Vila Acaba Mundo. De um lado prédio e do outro um amontoado de casas sem estrutura. A falta de área verde na praça também é um ponto que nos chama atenção. Andando pela praça, no final, há uma quadra de futebol que é bastante utilizada pelos moradores da Vila Acaba Mundo. E novamente, nota-se a diferença, a área de transição não está somente presente no nível das edificações, ela acontece na própria praça. De um lado quiosques, carros estacionados, crianças passeando, pessoas fazendo caminhada com seus animais e do outro lado, um campo de futebol onde só os moradores da Vila