Estudo de caso Diarreia e desidratação
Estudo de Caso – Disciplina Materno Infantil II
Profª. Nilzemar Ribeiro de Souza
Apresentando o caso: Zezinho tem 9 meses de idade e ontem passou a apresentar fezes líquidas, amareladas, 5 vezes por dia. P: O que ele tem?
R:
Zezinho está engatinhando e tudo que pega leva a boca. Ele mama no peito pela manhã e, à noite, toma duas mamadeiras preparadas com leite em pó e água que vem da cacimba próxima. No almoço come arroz bem cozido com ovo, ou sopinha de legumes e carne. P: Como ele pegou esta doença?
R:
Sou Manoel e dona Matilde, pais de Zezinho, após participarem de uma festa de casamento no sítio vizinho também apresentaram fezes líquidas com mais ou menos 10 evacuações ao dia, com odor fétido, dor abdominal e vômitos; a maioria dos outros convidados da festa também adoeceu. P: Todos estão sujeitos ao mesmo risco?
R:
A água da casa de seu Manoel vem da cacimba próxima e é guardada no pote. P:
Pode haver algum problema com esta água?
R:
Seu Manoel e dona Matilde moram em casa de tijolo, coberta de telha, com banheiro. Ás fezes saem do aparelho sanitário por um cano para o quintal até um riacho próximo, como em todas as casas vizinhas. Na beira desse riacho fica a cacimba de onde vem a água que Zezinho e sua família bebem. Na rua em que Zezinho mora a coleta de lixo é irregular e os moradores deixam o lixo num terreno do outro lado da rua ou no quintal. P: Quais os problemas deste local?
R:
Zezinho foi desmamado precocemente, aos dois meses de idade. Desde então começou a apresentar muitos episódios de diarréia. P Você acha que o desmame contribui? Por quê?
R:
Dona Matilde, mãe de Zezinho ouviu orientações sobre diarréia e ficou ainda um pouco descrente. Ela contou que o filho de sua patroa, com um ano de idade, ainda mamava no peito, toda a sua água, até a de tomar banho, era fervida, todos os utensílios eram “esterilizados”; pegou diarréia junto com sarampo e quase morreu. Saiu do hospital que era só um graveto. P: Como se