Estudo de Caso da Três Pitadas Eventos
1. O quanto uma rede multinacional com a força da Starbucks pode ameaçar as redes de cafeterias nacionais? Por que?
Devido a grande expansão em diferentes países e culturas, a grande rede de franquias e parcerias com diferentes seguimentos de mercado.
2. Você acredita que o ambiente agradável de uma cafeteria seja um diferencial tão importante quanto servir um café gourmet que é oferecido no Fran’s Café?
É uma excelente estratégia envolver o cliente neste clima charmoso e aconchegante das boutiques de café.
Com um cardápio diferenciado, as lojas Fran’s tornaram-se ponto de encontro para quem busca um ambiente com estilo e ao mesmo tempo descontraído.
Além disso, a rede Fran’s Café conseguiu reunir um misto de lanchonete e cafeteria ao mesmo tempo, segundo Sérgio Freire, gerente de marketing do Fran’s, as lojas proporcionam uma sensação de integração. Sensação porque na verdade, segundo Freire, o cliente dentro da loja dificilmente é abordado por outro, ou seja, não é um lugar para se conhecer pessoas, porém o cliente tem a sensação contrária de que está num ambiente familiar.
3. Que estratégia de competição, você recomendaria ao Fran’s Café para enfrentar a concorrência, especialmente com a entrada de uma empresa forte como a americana Starbucks?
A estratégia de parcerias da Starbucks é muito boa, o Fran’s Café deveria adotar este projeto de parcerias mantendo a atmosfera romântica de boutique, se manteria forte e podendo se tornar única se destacando frente a concorrência.
A estratégia adotada pela rede Fran’s Café diante da concorrência é a diferenciação de suas lojas e seus produtos. Essa diferenciação é composta por alguns elementos como: padronização de suas lojas, exclusividade de produtos, identificação com a marca e comunicação dirigida.
4. Tanto o Fran’s Café quanto a Starbucks não utilizam comunicação de massa. Em uma eventual situação de concorrência entre as duas empresas, você