Estudo de caso da Fusão
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE SÃO JOSÉ
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SÃO JOSÉ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
MARCELL ROBERTO DOS SANTOS
ESTUDO DE CASO
Fusão
SÃO JOSÉ
2014
a) Analise a situação atual do GRUPO MOTORIZADO, sua decisão de fusão e de diversificação na representação de marcas, (vantagens, desvantagens e riscos associados) segundo a matriz SWOT (ou PFOA), reproduzida na tabela abaixo, especificando as potencialidades ou pontos fortes (P), as fragilidades ou pontos fracos (F), as oportunidades (O) e as ameaças (A) de ou para o GRUPO MOTORIZADO.
O QUE É
OPERAÇÕES PRESENTES
OPERAÇÕES FUTURAS
BOM
PONTOS FORTES
OPORTUNIDADES
RUIM
PONTOS FRACOS
AMEAÇAS
RESPOSTA: È a Maior revendedora do estado, suas negociação podem ser direta dos gerentes com a montadora. Boa localização, próxima a vias bem freqüentadas e população com bom poder aquisitivo e uma fusão expandira ainda mais o mercado da sua marca.
Pontos fracos: Concorrência. Perdem compradores por representar mais de uma marca, e sua rival ser exclusiva de uma única montadora, tendo a vantagem de atendimento personalizado e assim fidelizando alguns clientes.
Oportunidades: Expansão para outras regiões , com chances de trabalhar com novas marcas, podendo assim aumentar e diversificar seus produtos tendo uma melhor lucratividade e conseguindo novos clientes.
Ameaças: – A gerencia descentralizada pode acarretar em novas decisões erradas, que pode prejudicar toda a organização, (logística, custos), até grandes prejuízos para toda a organização pelo pensamento de cada gerente unicamente em sua filial
b) Você acha que as políticas de Recursos Humanos do GRUPO MOTORIZADO devem ser centralizadas ou descentralizadas? Justifique, indicando vantagens e desvantagens.
RESPOSTA: Centralizadas. Pois uma empresa que possui 7 filias não se tem o controle absoluto de todas as operações da empresa, como podemos ver no exemplo onde umas das